50 anos do Primeiro Campeonato Santista de Surf

Uma linda homenagem ao Cinquentenário do Primeiro Campeonato Santista de Surf aconteceu na Piccola Pizzaria, no bairro do Boqueirão, com direito a medalhas, risadas e muitas histórias.

Entre as várias lembranças, a maioria era em relação a esse campeonato, que começou em 4 de outubro e as baterias finais só aconteceram em 4 de dezembro de 1970, pois a competição só acontecia aos domingos. Como o surf era um esporte novo, era necessária a apresentação da carteira escolar e autorização dos pais para os atletas competirem.

O campeonato teve 76 inscritos, mas devido ao grande número de surfistas que apareceram na hora e também queriam participar, o número chegou a 100 competidores.

Segundo Lobinho, organizador do 1o Campeonato Santista de Surf, o secretário de turismo, cultura e esportes da época, Alcides França Brasil, disponibilizou um caminhão que veio recolhendo os surfistas na avenida da praia para levá-los até o local do campeonato, na divisa entre Santos e São Vicente. Esse mesmo caminhão serviu de palanque para os juízes, não havia caixa de som e o cronômetro iniciava assim que o primeiro surfista passasse a arrebentação, chegando ao outside.

Essas e outras histórias foram lembradas e relembradas nesse momento mágico do surf santista.

Resultado do 1o Campeonato Santista de Surf

Masculina: Lafraia Júnior

Feminino: Sheila Siqueira

Paipo (Kneeboard) – Musgão

Sênior: Dudu Argento

Ao final do evento, o presidente da Associação Santos de Surf, Mauro Rabelé, apresentou o troféu inédito conquistado essa semana no o 1o Quicksilver Estadual de Clubes e Categorias de Base, que rolou na praia de Camburi, Litoral Norte de São Paulo.

Segundo Rabelé, “esse título de hoje só foi possível porque, há 50 anos, uma turma de surfista resolveu enfrentar as adversidades, acreditar em um sonho e realizar o 1o campeonato santista de surf”, ressaltando a importância dessa homenagem a todos os presentes nessa noite incrível.

Organização da homenagem: Associação Santos de Surf

Agradecimento: Associação Santista de Longboard, Kiart, Seal estamparia e Piccola Pizzaria & Forneria

Veja também:

TERRAL, UM FILME DE KLAUS MITTELDORF

Por Gabriel Pierin @gabriel_pierin Filho de um alemão com uma paraibana descendente de suecos, Klaus Mitteldorf nasceu em São Paulo, no dia 23 de junho

Cisco Araña, Longboard Bossa Nova

Assistam e prestigiem a história de um dos legend soul surfer santista. Oportunidade para quem não assistiu nas telonas ou para quem quer contribuir com

Scooby, o surfe no BBB

Por Gabriel Pierin Pedro Henrique Mota Vianna, conhecido popularmente como Pedro Scooby, pela semelhança com o Scooby-Doo do desenho animado, é um freesurfer brasileiro, considerado